Uma grande festa literária, um grande estímulo à leitura deleite. O Festival Literário Itinerante promove o encontro dos estudantes com a leitura através das atividades propostas e da diversidade artística e cultural. Durante o evento, música, poesia, histórias, brincadeiras e encenações artísticas são instrumentos de mediação para os diversos livros e textos apresentados, promovendo uma interpretação e uma compreensão individual desse conteúdo e ampliando a sua visão de mundo.

Todas as etapas do FLIT costuram a proposta de reforço e de conexão da leitura com a percepção de mundo de cada criança, da integração com a comunidade, da participação ativa e fundamental no processo de aprendizado.

A ação do tapetes

Intensifica ainda mais a vivência pensada como mediação de leitura. Os mediadores trabalham o conteúdo literário a partir do prazer de ler, usando os recursos de imagens, quadrinhos, poesias, trava-línguas e músicas. São usados também instrumentos, obras de arte, objetos lúdicos (como guarda-chuvas, sussurradores) e o varal de leitura. Os sentidos são estimulados, através da expressão oral, da audição, do tato e do olfato, trazendo de volta memórias afetivas. Cada Tapete é um experiência única!

A importância da Mediação de Leitura

A formação de novos leitores passa, fundamentalmente, pela figura do mediador de leitura, como aquele que cria pontes entre as crianças e os livros. O mediador é aquele que se disponibiliza a ir ao encontro dos leitores, levando obras de linguagem acessível a esse público em formação, oferecendo ferramentas e vivências que proporcionem o deleite no contato com os livros e na experiência dividida em grupo. A mediação traz o estímulo e experiências que consolidam o processo de aprendizagem, criando o senso crítico e a capacidade de analisar a obra literária, com o real entendimento do conteúdo visto.

 

Em nossos projetos, a mediação atende a todos os ciclos e idades. É feita para acompanhar de perto o desenvolvimento e o aproveitamento do conteúdo. A equipe pedagógica faz esse acompanhamento e avalia o material literário adequado para a idade/série que será trabalhada e com o Flit, amplia os horizontes desses encontros deleites.

Blog Prefácio

Mãe e filha com violão musicalidade infantil Musicalidade na Literatura Infantil: uma estratégia interdisciplinar A música exprime a mais alta linguagem do ser humano. É uma manifestação artística que nos motiva, nos causa bem-estar, além de estimular a aprendizagem desenvolvimento infantil. desenho números para colorir - grupo avançar Desenhos para colorir números - matemática O ensino de qualquer matéria pode e deve ser feito com o intuito de despertar na criança a curiosidade pelo que está sendo mostrado. Como em nosso post 6 Desenhos para colorir que ensinam sobre hábitos de higiene

Muitos adultos hoje ainda carregam o estigma de que a matemática é uma matéria chata. Mas não...
O poder da literatura não verbal Uma coisa é fato, a comunicação tem o poder de se manifestar de diversas formas. Seja através da oralidade, da escrita, das pinturas, sons, sinais, olhar e gestos. E uma coisa é certa, o ser humano sempre encontrou uma forma de se comunicar. astronauta na lua olhando para a terra O poder da literatura da ficção à vida real Será possível falar de TEMAS SENSÍVEIS COM AS CRIANÇAS? Vamos ver o que Giba Pedroza tem a nos dizer, começando com esse texto pra lá de sensível, que nos ajuda com a pergunta que acabamos de fazer… Mediação de leitura realizada durante Festival Literário Itinerante em São Caetano do Sul, SP A importância da mediação da leitura na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A leitura é ponto-chave no sucesso do ensino escolar. É por meio do encontro com a literatura que crianças e jovens conseguirão ampliar o conhecimento. Para contribuir com esse incentivo à formação de leitores, a mediação de leitura com livros literários infanto-juvenis feita pelos professores e de acordo com as habilidades definidas pela Base... Pisador de pedras - Ilustração Diego Santos Para falar de "Temas Sensíveis" com as crianças Será possível falar de TEMAS SENSÍVEIS COM AS CRIANÇAS? Vamos ver o que Giba Pedroza tem a nos dizer, começando com esse texto pra lá de sensível, que nos ajuda com a pergunta que acabamos de fazer… Capa lançamento do projeto tesouro literário em SINOP Lançamento do Tesouro Literário para Sinop-MT Para leitura não há barreiras e com ajuda da tecnologia, iniciamos o Projeto Tesouro Literário com os coordenadores e professores de Sinop. Conheça cada Formador. Como incentivar a leitura na infância? Os livros nos fazem viajar por caminhos jamais visitados, nos transportam para um mundo de encantamento entre o real e o imaginário. capa Ensino Híbrido Ensino Híbrido: entenda o novo método educacional Todos os dias estamos sucintos a passar por transformações capazes de modificar completamente os cenários.
O mundo tem se tornado cada vez mais rápido, e quando nos acostumamos com algo, logo aquilo se torna antiquado.
Dia do cinema Brasileiro: Dicas de Filmes infantis O Cinema ocupa um lugar imensamente especial entre as maravilhas do Planeta. A arte, cultura e ensinamentos envolvidos em filmes, são indispensáveis para uma humanidade melhor. O que seria de nossa construção pessoal sem metade dos filmes que nos enriqueceram? O dia 19 de junho foi escolhido para essa celebração, portanto, em nome do...